Tuesday, August 15, 2006

O valor das coisas

O valor de cada coisa é medido pela atenção que se dá a essa mesma coisa, tem
gente que dá valor a um carro e por ele passa um sabado esfregando uma cera
fedorenta, para deixá-lo brilhando e a guçar a inveja alheia, tem os que mostram cachorros, casas, mulher,homem,galo,planta,time de futebol,conta bancária ... Hoje minha tia foi assaltada, a disputa pelo dinheiro é cada dia mais voraz e ela foi vítima do sistemaque a cada dia alimentamos, nenhum cristão que conheço por mais digno de cerimônias não esta livre da culpa do que acontece, todos os seres humanos jogam pedras e escondem as mãos, participam da dança do egoismo .
Apenas quem já foi assaltado sabe o peso, que é uma arma colada no corpo, o mundo toma outro retrato, e muitos sentimentos aparecem, o pior deles é a raiva . O ódio de se batalhar, e comprar algo e vir um sujeito e pedir delicadamente com um cano de ferro, e acaba trocando o objeto por droga . Esses sao os bons ladrões, os piores ladrões sao os que te roubam a vida , como lideres religiosos fanáticos, ou políticos corruptos, esses te fodem calados, com o ar de quem esta fazendo algo, e com o poder de esmagar qualquer um . Quem se lembra do politico assassinado em sua casa com a mulher , foi morto não se sabe como, talvez tenha sido uma obra de outros ladroes do tipo bom que fala o que faz, e mostra .
Eu já fui assaltado e sei que não é uma boa experiência, da primeira vez fora engraçado até , no dia eu estava longe, e me abordaram enquanto ia para a igreja, hesitei em tirar o tênis que o rapaz me pedia, com uma arma , disse a ele que ele não iria querer aquele tênis , mas foi irreduivel, o homem queria sim, nao sei como não me deu tiro, fiz ele de tolo . Teve uma outra ocasiao que eu fiz um teatro de um rapaz que queria me levar dinheiro, eu dise que estava indo comprar leite para minha mãe e remedio que era pobre ...o ladrão ficou com pena no fim das contas .
Cada pessoa tem uma história para contar de um assalto, porque vivendo em um país de terceiro mundo em que as leis nao funcionam tão bem, são os justos que são presos . Gosto sempre de pensar em são francisco no que ele faria numa hora dessas, certa vez li em um blog sobre um assalto em São Paulo, o rapaz falava do valor da felicidade dele, que os homens que o roubaram nao estavam felizes como ele estava naquele dia, pelos amigos, pela vida dele . São francisco era sábio, sabia que não podia se apaegar a nada porque essas coisas eram cobiçadas, não se apaegava ao que iria passar com os anos e ficar mais tempo aqui que ele mesmo . Hoje ele vem ensinar para nós na correria em busca do dinheiro, do sucesso, da supervalorização do ter ao inves do ser , e ser não é o bastante, ser sal e luz é necessário .
Deus abencoe a Todos .

2 comments:

Anonymous said...

Excepcional este teu texo! Realmente ressalta o que é um assalto! Eu já fui e posso confirmar cada palavra dita por ti poeta!
É vero meu caro amigo, é vero...
Um grande abraço procê!

Anonymous said...

É isso! O roubo é sórdido! Porem, não sei o que é mais triste o egoismo de quem tira ou o egoismo de quem possui. E certo que todos nós somos ladrãos pacificos. É triste como aceitamos um sistema! Muito mais triste do que um assalto,(claro na minha prepotente opinião) é aceitar que muitos desejem o que temos. O escrupoloso, nao faz com que desejamos um novo crepúsculo civil. Sórdio!!!!